O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado consiste, basicamente, num estudo de coleta e interpretação de informações. Além de desempenhar a função de uma orientação formal que a sua empresa pode utilizar para o auxílio em suas estratégias futuras. Sendo essa pesquisa anterior ou posterior a abertura do negócio.

Para melhor entendimento sobre do que se trata uma pesquisa de mercado, é essencial entender os benefícios agregados a ela. Os quatro principais são:

1. Conhecer o perfil do seu cliente, traçar seu cliente ideal e definir seu público alvo:

Compreende-se, a partir disso, características quantitativas (potencial de crescimento da demanda do mercado) e qualitativas (características pessoais, gostos e habilidades) de seus clientes e, com isso, é possível traçar o seu público alvo e cliente ideal. Essa etapa é de fundamental importância, pois é ela que se faz possível a manutenção de estratégias organizacionais e de marketing para um melhor atendimento.

2. Análise dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças:

Tanto do seu negócio quanto dos seus concorrentes. Quando o empreendimento ainda não foi lançado, é possível se compreender os principais pontos de oportunidade e ameaças do negócio. Isso acontece também nas empresas já em funcionamento, com adicional dos seus principais pontos fortes e fracos. A partir desta análise é possível entender melhor sua própria empresa e setor.

3. Análise dos fornecedores:

Essa etapa auxilia na compreensão e contato de quais os melhores fornecedores (que mais se enquadram tanto no que sua empresa precisa, quanto no propósito de existência da mesma). Além disso, é essencial para se possuir o conhecimento dos principais custos para a existência de seu negócio. Tão importante quanto a receita que você receberá de seus clientes é a compreensão de quanto de custos e despesas você terá com seus fornecedores.

4.  Entendimento, mensuração e análise das tendências do mercado:

Dessa forma, é possível notar quais os principais aspectos que irão afetar positivamente ou negativamente o seu negócio presente ou futuro. Podendo, a partir disso, se preparar para encarar as ameaças envolvidas e também aproveitar as grandes oportunidades e novidades do setor.

No entanto, as informações acima descritas por si só não leva à decisão nem ao sucesso do negócio. Para que isso seja atingido, é necessário escolher um rumo de conduta e funcionamento das ações que ajude a identificar problemas e oportunidades. Além de designar caminhos que contenham possíveis ameaças.

Por isso, é de extrema importância, não somente a busca por conhecimentos e tendências de mercado. Como também, a implementação dessas ideias na sua empresa atual ou futura. Essa implementação pode ser feita através de vários métodos e teorias, como por exemplo: planos de ação através de 5W2H. Esse método é mundialmente conhecido e utiliza de perguntas como: o que, como, por que, quem, quando, onde e quanto custa o que vai ser feito.

Tais planos de ação precisam ser estruturados para serem colocados em prática e a pesquisa consiga atingir seu maior potencial. Dessa forma, não só o mercado, fornecedores e clientes serão analisados, mas a análise tem grande oportunidade para gerar frutos para seu negócio.

Quais as principais etapas de uma pesquisa de mercado?

   A pesquisa de mercado irá variar para cada empresa e cada objetivo pretendido. Porém, é possível traçar algumas etapas estruturais que terá em grande parte das pesquisas. Para o melhor entendimento da pesquisa, é necessário a compreensão das etapas a seguir:

1. Definição do objetivo da pesquisa:

Qualquer pesquisa necessita de um problema a ser solucionado, objetivo a ser atingido ou uma necessidade que precisa ser suprida. Por isso, como primeira etapa de uma pesquisa de mercado é necessária a definição do objetivo da mesma para que as noções de sucesso estejam claras.

2. Definição do público alvo da pesquisa:

Não somente a definição do objetivo da pesquisa deve ser feito, como também a definição de para quem ela é destinada. O público alvo da pesquisa é definido com base no objetivo e levando em consideração características sócio demográficas ou comportamentais que irão ter influência na pesquisa aplicada.

3. Definição da amostra da pesquisa:

Além das duas etapas anteriores, a pesquisa não consegue estar completa sem o conhecimento de quantas pessoas deverão responder a sua pesquisa.

4. Formulação e aplicação dos questionários:

Para que o objetivo da pesquisa seja de fato alcançado, é necessário uma formulação estratégica das perguntas do questionário. Uma grande dica dada pela empresa de soluções digitais de pesquisa, a MindMiners, é começar com perguntas mais genéricas e se tornando cada vez mais específicas.

5. Análise dos resultados:

Como etapa final da pesquisa, é essencial análise dos resultados. Como já dito, é de suma importância não só o entendimento dos resultados, mas uma análise aprofundada dela para que se extraia os melhores insumos para a construção de planos de ação cada vez mais embasados e certeiros.

Qual a importância de uma pesquisa de mercado?

Toda e qualquer decisão relacionada a empreendimentos contém um certo grau de hesitação, o que é natural. Isso se dá pela incerteza não só das informações que deverão ser levadas em consideração, como também das suas consequências.

A importância da pesquisa de mercado se dá exatamente por isso. As informações levantadas pela pesquisa trazem embasamento para as mais importantes decisões relacionadas a sua empresa.

Decisões estas que servem de direcionamento para o atingimento dos melhores resultados organizacionais. Em um país como o Brasil onde, segundo o IBGE, mais empresas foram fechadas do que abertas por três anos consecutivos, precisa-se de uma diferenciação grande quanto a outras empresas para que o mesmo não aconteça com a que você trabalha.

Além disso, em mercados cada vez mais competitivos, é preciso tomar as medidas certas para poder progredir. Segundo pesquisas do Sebrae, um quarto das empresas abertas no Brasil fecha as portas antes de completar dois anos de existência e metade quebra antes dos cinco.

Por isso, não importa o tamanho do seu negócio, a rotina de qualquer empresa é pautada por várias decisões que juntas definirão os resultados positivos ou negativos do empreendimento. Podendo ser desde um pequeno negócio local até grandes empresas multinacionais, todas necessitam de embasamentos para a tomada de decisão.

Sem conhecer seu mercado e setor, seus clientes (ou possíveis clientes) e as empresas concorrentes, fica mais difícil o atingimento do sucesso organizacional. Com isso, a pesquisa de mercado é o melhor caminho para obter as informações que você precisa para tomar decisões com base em dados e não em achismos.

A minha empresa necessita de uma pesquisa de mercado?

Todas as futuras empresas ou que já estão em funcionamento necessitam de uma pesquisa de mercado. Só com ela é possível alcançar todos os benefícios já descritos.

Mas como saber a hora certa para realizar uma pesquisa de mercado com uma consultoria? As pesquisas de mercado são precisas, mas podem e devem variar de acordo com o cenário que a empresa se encontra. Muito possivelmente a sua empresa está precisando de uma pesquisa de mercado agora. Seja qual for a situação que ela se encontra, uma pesquisa de mercado facilita muito a tomada de decisões estratégicas e táticas de uma empresa.

Dessa forma, com uma pesquisa de mercado bem estruturada, com os insumos gerados sendo levados em grande consideração, as chances de alavancagem dos resultados organizacionais são expressivos. Por isso, se você está buscando um novo nicho, querendo abrir sua empresa, querendo se diferenciar do mercado concorrente, a hora é de realizar a sua pesquisa é agora.