Uma boa ideia é um início perfeito para um grande empreendimento. Mas, independentemente de onde essa ideia te levar, é preciso um planejamento empresarial coeso para que a empresa se eleve a longo prazo.

O planejamento é um guia para a sua empresa. Não apenas subjetivo, mas factual: o planejamento incluirá pesquisas que te nortearão com dados objetivos e realistas. Quando você tem construído um bom planejamento, poderá formar estratégias e tomar atitudes sem medo. Dessa maneira, as informações estarão presentes em todos os setores, para antecipar qualquer risco que possa vir a ocorrer.

Por exemplo, é o seu plano de marketing que irá dizer quem é o seu público, definindo, com base em seus comportamentos, quais os meios mais efetivos para chegar até ele, quais seus gostos e como deixá-los satisfeitos.

São vários os tipos de planejamento que podem ser integrados a estratégias de sucesso. Vamos falar de alguns deles para que você possa aplicá-los na sua empresa.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico visa atingir metas, percorrer caminhos de inteligência de mercado, diferenciação da marca, vantagens competitivas etc. Normalmente, terá objetivo numérico visivelmente atingível (redução de gastos, custos, aumento de lucro, satisfação do público etc.) e definirá ações a serem tomadas hoje.

Para criar um plano estratégico para a empresa, você pode focar em três questionamentos:

  • Quem é a empresa
  • Quem é o cliente
  • Qual é o principal objetivo da empresa

As respostas servirão não apenas para esse planejamento, mas para outros, e definirão grandes questões empresariais, como a missão, visão e valores. É claro, as respostas se modificam com o tempo, principalmente no mundo digital e, por isso, é necessário manter-se constantemente fazendo pesquisas. Uma dessas pesquisas é a de mercado, importantíssima para este quesito. Você pode conferir nosso artigo com dicas para a efetividade desse estudo e ainda contar com nosso serviços para auxiliá-lo.

Se ainda não sabe exatamente qual é o seu mercado, também temos um artigo que irá ajudá-lo.

Planejamento financeiro

Esse planejamento pede separação dos restantes, com documentação constante e diretrizes objetivas a serem seguidas em fluxo contínuo de caixa, um bom capital de giro e alcance de metas financeiras de curto, médio e longo prazo.

Para esse planejamento, conte com metodologias como o PDCA (plan — planejar, do — fazer, check — checar e action — agir), que é um dos mais utilizados. Trata-se de definir metas, praticá-las e, posteriormente, corrigi-las. Não espere para ter algum problema financeiro empresarial e assim começar a ter esse cuidado – utilize o planejamento desde o início, controlando e observando como otimizar os resultados.

Planejamento de Marketing

Principalmente no mundo digital, com as métricas e personas digitais tão alcançáveis e alvos de tanta competição, um planejamento de marketing é essencial. Você traçará quais serão as ações de Marketing da sua empresa a fim de alcançar um determinado objetivo. Poderá ser sobre novos serviços ou produtos, para o crescimento da marca e da autoridade empresarial, para manter relacionamento com seus clientes etc.

Para essa etapa, confira o nosso artigo sobre como fazer um plano efetivo de marketing. Também aproveite e consulte nossos especialistas.

Além desses tipos de planejamentos e outros, esteja atento:

  • Analise o ano que passou

Com o fim do ano se aproximando, reúna a equipe e avalie 2019. No caso de a empresa já existir, considere os fatores internos, externos e faça balanço financeiro para decidir o orçamento de 2020. Aproveite, pois hoje temos a tecnologia como aliada para otimizar processos, mas precisamos lidar com a rápida transformação do cenário no mundo digital. Logo, a construção do planejamento deve observar o histórico do que foi feito – cuide desse histórico, é uma ferramenta poderosíssima para sempre compreender a sua empresa – e o mercado ao redor.

Para o início dessa nova etapa, você poderá começar também uma pesquisa de satisfação dos clientes que te ajudará a definir estratégias e planejar com inteligência de mercado.

  • Analise o cenário atual

Observe como a sua empresa se encontra, se começará o ano bem, quais foram as metas e se conseguiu atingi-las. Se conseguiu, otimize-as. Se não conseguiu, entenda os motivos e resolva-os. Assim, poderá prever tendências, avaliar campanhas e reduzir retrabalhos e custos. Além disso, entenda o cenário que te rodeia e o que ele promete para o ano que virá.

  • Analise as tendências para 2020

Agir por impulso reduz as chances do sucesso de uma estratégia. Por isso, fique atento às tendências que 2020 promete. Novos conceitos, colaboradores, modelos de negócios, comportamentos dos seus clientes, política, tecnologias, economia… Em uma era fluída e constante, esse não é um comportamento apenas para o início do ano, mas para manter permanentemente. Assim, sua estratégia se torna mais substancial e a sua gestão mais otimizada.

Para te ajudar, confira nosso artigo sobre as novidades que esse ano trará.

Se quiser criar um plano de ação, planejamento de marketing, pesquisa de mercado ou ter um acompanhamento efetivo para começar com o pé direito, consulte nossos especialistas e tenha um diagnóstico gratuito.