Por que é tão importante ser cuidadoso ao escolher o local para minha empresa?

Para chegar a localização perfeita para abrir seu estabelecimento, com certeza você já se perguntou o que é preciso analisar.

Portanto, caso seu empreendimento não seja um e-commerce ou uma empresa que presta serviços para terceiros, você tem considerações indispensáveis a serem levantadas para a escolha do melhor espaço.

Como o seu mercado se comporta na região

Entender e conhecer sobre o seu mercado na determinada região, saber quais são os prós e contras do setor é essencial para obter direcionamentos quanto ao que precisa ser feito na sua empresa, que possa servir futuramente como um diferencial aos demais da região.

Para isso aconselha-se uma pesquisa de mercado, cujo serviço é prestado pela A.C.E. Consultoria para obter as informações necessárias e relevantes sobre a área de atuação da empresa. A pesquisa de mercado é dividida em 2 etapas, estas são: a análise quantitativa e a análise qualitativa.

A análise quantitativa consiste na parte da pesquisa que tem como objetivo obter dados da totalidade de uma população, de acordo com uma amostra estatística, onde a confiança dos resultados é relevante. É realizada através de enquetes, questionários, entre outros.

Já na análise qualitativa, o público escolhido é uma concentração menor de pessoas para entender uma parte do mercado chamada de subjetiva, onde busca-se conteúdos mais profundos, que impactam diretamente na experiência do cliente. A confiabilidade dos resultados não é levada em conta, e esta pode ser realizada através de grupos focais.

Dessa maneira, ao final é possível analisar todos os pontos negativos, para pensar em planos de ação e entender o que pode se esperar do mercado em seu determinado setor.

Entender o público da região e possíveis clientes.

Para abrir uma empresa, você já tem que ter traçado o perfil de clientes que irão frequentar sua loja, caso não tenha isso pronto, a procura por uma consultoria em gestão pode ser um bom caminho de obter esse público bem definido.

Em seguida, tendo o perfil traçado, é necessário compará-lo com a vizinhança do local. Procurar saber qual o perfil da região, em relação a gênero, faixa etária, renda, entre outros.

Para isso pode ser usada a pesquisa in loco com perguntas relacionadas ao perfil pessoal e a hábitos de consumo da população. Ao final, estando de acordo com o seu público-alvo, você estará no caminho certo.

Um ponto importante a se levar em consideração é a questão de proximidade à estabelecimentos complementares. Por exemplo, se o seu produto for na área de alimentação saudável e, próximo ao local que você queira escolher, exista uma academia, com certeza isso será um ponto positivo.

É muito importante também, colocar-se na posição de cliente, para saber quais suas carências e entender as suas necessidades. Para isso, vão algumas dicas:

  • A primeira experiência do cliente é na entrada, portanto lugares com estacionamento, e que o visitante consiga ver a loja é essencial. Pontos de ônibus, ou qualquer coisa que mantenha uma concentração de pessoas na frente, são impactos negativos.
  • Segundo o Sebrae, grande parte dos estabelecimentos têm uma maior movimentação à tarde. Então a busca por um local que faça sombra durante esse período também é bastante pertinente.

Analisar a Concorrência

Para escolher o melhor local, faz-se necessário olhar em sua volta, e mapear os possíveis concorrentes, tanto diretos como os indiretos. Afinal, estabelecimentos similares, também podem “levar” seus clientes. Para analisar seus concorrentes é importante separar em tópicos que influenciam diretamente a visita do cliente ao estabelecimento.

Analisar os produtos e serviços, serve para observar quais os pontos positivos e negativos no concorrente que estão explícitos para o público.

Analisar suas formas de divulgação é importante para saber as estratégias de conteúdo usadas pelo seu concorrente, pois se o produto é o mesmo, a persona pode ser similar. Logo, produzir um conteúdo diferenciado e inédito é muito importante para atrair os clientes.

Ao final destas etapas, é recomendado um mapa de calor para ter uma visão mais ampla e dinâmica sobre onde estão os seus concorrentes e seus possíveis clientes.

Princípios de Nelson

Os princípios de Nelson são uma estratégia usada no serviço de geomarketing, para mapear todas as variáveis que influenciam na hora de realizar uma escolha assertiva quanto ao local do estabelecimento. Abaixo, mostra-se alguns tópicos que são usados nos nossos projetos.

  • Adequação ao potencial da área: o volume de negócios que pode ser gerado pelo empreendimento na região
  • Acessibilidade: as vias que cercam o local, fluxo de pedestres, meios de transporte.
  • Potencial de crescimento: o quanto aquela região possui perspectivas de crescimento em renda e número de habitantes.
  • Minimizar o risco dos concorrentes: identificar todos os pontos que concorrem direta e indiretamente com o seu estabelecimento.
  • Interceptação de negócios: se o local está entre o ambiente de moradia, trabalho e lugar de compras habituais da população.
  • Compatibilidade: a ocorrência de troca de clientes entre vários tipos de loja por complementaridade ou concorrência.

Assim, é possível analisar que a escolha do local não é uma tarefa fácil, porém com os direcionamentos certos, e a ajuda de uma consultoria especialista, com certeza você obterá o melhor espaço para instalar sua empresa.